dc.description.abstract |
O presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre a importância da
atuação do Conselho Tutelar na Escola e o debate sobre Violência contra a Infância versus os
Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no ECA, durante a Pandemia. A temática foi
discutida através da aplicação prática das Oficinas Pedagógicas de Escuta no ambiente Virtual
na Pandemia da Covid-19, numa escola pública do município paraibano. As oficinas se
constituíram como um instrumento pedagógico capaz de informar sobre os distintos tipos de
violências frente à realidade de isolamento dos educandos nesse contexto pandêmico. A
escolha desse método justifica-se pelo fato do ambiente virtual constituir um importante
espaço para auxiliar as crianças e adolescentes, que vivenciam a ausência do ambiente escolar
motivada pela pandemia desde março de 2020. A realidade demonstra ser notório os impactos
sociais causados pelo distanciamento social ou isolamento, ao qual as crianças e adolescentes
em situação de risco foram submetidas, justo para conter a disseminação do vírus. O
Ministério da Educação, no dia 17 de março de 2020, publicou a portaria nº. 343, afirmando
que as aulas presenciais deveriam ser substituídas por aulas remotas. Assim, esse trabalho é
uma resposta da EAD- Educação à Distância, junto à equipe pedagógica, para viabilizar de
modo virtual as necessidades da articulação Conselho Tutelar e Escola. Com as aulas
presenciais suspensas surgiu a proposta de realizarmos o trabalho de aprendizagem contra a
violência nas plataformas virtuais na escola pública. Esperamos enfim, termos oferecido
informações para auxiliarmos crianças e adolescentes que não teriam mais a Escola como
suporte para denunciar possíveis casos das tipificadas formas de violência contra elas. O
estudo fundamentou-se em uma pesquisa-ação, à luz do ECA. A base teórica buscou apoio em
Freire (1987), Azevedo e Guerra (2000), Vieira e Volquind (2002). |
pt_BR |