UEPB - Repositório Digital

Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID na formação de professores de Geografia em Campina Grande – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Jéssika Míirlla Farias
dc.date.accessioned 2022-04-08T20:49:46Z
dc.date.available 2022-04-08T20:49:46Z
dc.date.issued 2021-07-08
dc.identifier.other CDD 372 891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26380
dc.description SOUSA, J.M.F. Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID na formação de professores de geografia em Campina Grande – PB. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho discute a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID como políticas educacionais na formação inicial e continuada de professores, relatando experiências e vivenciadas a partir da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, em três escolas públicas da cidade de Campina Grande – PB, sendo elas: Assis Chateaubriand, Severino Cabral e São Sebastião, entre os anos de 2014, 2015 e 2016. Buscamos refletir sobre a contribuição do PIBID/UEPB/CAPES na melhoria do ensino de Geografia e na formação de professores. Dessa maneira, o presente artigo objetivou entender a importância do PIBID no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo o valor social do professor e potencializando práticas educativas que construam um ensino e aprendizagem significativo para os protagonistas desse processo (professores em formação inicial e continuada). A metodologia utilizada na pesquisa foi do tipo participativa, com uma abordagem qualitativa, a partir da construção de referências teóricos como CARVALHO, 2021; SOUSA, 2018; SANTANA, 2018 e documentais. Diante desses desdobramentos, é preciso destacar que a escola é um campo de pesquisa, por isso a ação docente precisa ter um lugar relevante junto ao mundo da educação. Nesse sentido, o PIBID/UEPB/CAPES vem deixando contribuições relevantes para consolidar com mais qualidade o ensino de Geografia em Campina Grande, relacionando vida, escola, sociedade, tecnologia e muitos outros temas, por meios de ações e projetos de intervenção, incorporando estratégias didática e metodológicas inovadoras, com a utilização de recursos didáticos, junto na construção de uma prática pedagógica que busca relacionar os conteúdos com o cotidiano dos estudantes. Portanto, por meio do PIBID/UEPB/CAPES realizamos uma aproximação e valorização entre universidade e escola; entre formação inicial e continuada; entre ensino e aprendizagem de Geografia. Vale ressaltar também a valorização do trabalho em equipe, tornando as aulas de Geografia muito mais significativas e representativas para os estudantes. O PIBID é um elo de fortalecimento do ensino, da formação inicial e continuada dos professores de Geografia. Com o PIBID é possível destacar a pluralidade de possibilidades para a construção de um ensino de Geografia, construído no chão da sala de aula, objetivando uma consciência geográfica para além dos muros (matérias e imateriais) das escolas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Juliana Nóbrega de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID pt_BR
dc.title Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID na formação de professores de Geografia em Campina Grande – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta