Resumo:
Este trabalho discute a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
à Docência – PIBID como políticas educacionais na formação inicial e continuada de
professores, relatando experiências e vivenciadas a partir da Universidade Estadual
da Paraíba – UEPB, em três escolas públicas da cidade de Campina Grande – PB,
sendo elas: Assis Chateaubriand, Severino Cabral e São Sebastião, entre os anos
de 2014, 2015 e 2016. Buscamos refletir sobre a contribuição do
PIBID/UEPB/CAPES na melhoria do ensino de Geografia e na formação de
professores. Dessa maneira, o presente artigo objetivou entender a importância do
PIBID no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo o valor social do
professor e potencializando práticas educativas que construam um ensino e
aprendizagem significativo para os protagonistas desse processo (professores em
formação inicial e continuada). A metodologia utilizada na pesquisa foi do tipo
participativa, com uma abordagem qualitativa, a partir da construção de referências
teóricos como CARVALHO, 2021; SOUSA, 2018; SANTANA, 2018 e documentais.
Diante desses desdobramentos, é preciso destacar que a escola é um campo de
pesquisa, por isso a ação docente precisa ter um lugar relevante junto ao mundo da
educação. Nesse sentido, o PIBID/UEPB/CAPES vem deixando contribuições
relevantes para consolidar com mais qualidade o ensino de Geografia em Campina
Grande, relacionando vida, escola, sociedade, tecnologia e muitos outros temas, por
meios de ações e projetos de intervenção, incorporando estratégias didática e
metodológicas inovadoras, com a utilização de recursos didáticos, junto na
construção de uma prática pedagógica que busca relacionar os conteúdos com o
cotidiano dos estudantes. Portanto, por meio do PIBID/UEPB/CAPES realizamos
uma aproximação e valorização entre universidade e escola; entre formação inicial e
continuada; entre ensino e aprendizagem de Geografia. Vale ressaltar também a
valorização do trabalho em equipe, tornando as aulas de Geografia muito mais
significativas e representativas para os estudantes. O PIBID é um elo de
fortalecimento do ensino, da formação inicial e continuada dos professores de
Geografia. Com o PIBID é possível destacar a pluralidade de possibilidades para a
construção de um ensino de Geografia, construído no chão da sala de aula,
objetivando uma consciência geográfica para além dos muros (matérias e imateriais)
das escolas.
Descrição:
SOUSA, J.M.F. Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID na formação de professores de geografia em Campina Grande – PB. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.