Resumo:
O presente estudo visa analisar as estratégias mercadológicas e as práticas de responsabilidade
ambiental do Hortifrúti Canteiro Cheiro Verde. Empresa situada no município de Nova
Floresta-PB, referência regional em inovação e produção sustentável. O negócio já atua há
mais de 15 anos no setor de hortifrutigranjeiros, empregando técnicas agroecológicas de
produção e aclimatização em viveiros, com o intuito de produzir frutas e vegetais da melhor
qualidade, sem agroquímicos. O principal objetivo desse estudo foi analisar as estratégias
utilizadas pela empresa Canteiro Cheiro Verde, a partir da elaboração de um plano de
marketing de acordo com o modelo proposto pelo SEBRAE. O trabalho realizado apresenta-
se como um estudo de caso, utilizando-se como técnicas de pesquisa a observação
participante, entrevistas semiestruturadas, levantamentos bibliográficos e documentais, logo,
sua natureza classifica-se como exploratória, qualitativa. Como resultados pode-se identificar
as principais oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da empresa, a partir da introdução
da cultura dos morangos semi-hidropônicos no negócio. O estudo colaborou com a
identificação das falhas estratégicas da organização e ainda pode contribuir na elaboração de
ações corretivas, a fim de garantir um melhor posicionamento da empresa diante dos clientes,
colaboradores e fornecedores.
Descrição:
CASTRO, M. L. dos S. Plano de marketing sustentável: um estudo de caso sobre a produção e comercialização de morangos orgânicos no hortifrúti canteiro cheiro verde. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]