Resumo:
A criança deixou de ser tratada como um ser inferior para conquistar um lugar de
destaque na sociedade contemporânea. Por possuírem mais autonomia e espaço,
vêm a cada dia tornando-se decisivas na dinâmica de compra familiar. Posto isto, este
estudo tem como objetivo compreender como os pais ou responsáveis são
influenciados pelo consumidor infantil no comportamento de compra e consumo
alimentar na cidade de Campina Grande/PB. Para alcançar o objetivo, foi realizada
uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo. No processo de coleta de dados,
foram realizadas 7 entrevistas semiestruturadas com mães entre 22 e 41 anos e
analisadas pela técnica da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os pais
não possuem muito tempo para interagir com seus filhos; as crianças não possuem
hábitos alimentares saudáveis, apesar da preocupação dos pais em proporcionar uma
alimentação mais rica em nutrientes e que a mídia, em especial o YouTube, exerce
um papel de influenciar as crianças ao consumo. Desta forma, observou-se que os
pais são influenciados pelas crianças nas decisões de compra de maneira direta, por
meio das táticas de persuasão e de maneira indireta, quando os pais decidem de fazer
uma viagem ou ir a um restaurante e levam em consideração o bem-estar e a
preferência dos seus filhos
Descrição:
LEAL, N. de A. C. Influência das crianças no processo de decisão de compra familiar de produtos alimentícios na cidade de Campina Grande - PB. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]