Resumo:
Levando em consideração a desigualdade de gênero ainda instaurada em nossa
sociedade, compreende-se o padrão de beleza como uma forte amarra que faz das
mulheres suas principais vítimas. É com o auxílio do discurso disseminado pelas
mídias que esse estereótipo é reverberado. Deste modo, essa pesquisa tem como
objetivo analisar a percepção de jovens consumidoras mulheres a respeito da
representação do corpo feminino em ações de comunicação de marketing de
produtos de moda e beleza. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa de
caráter exploratório com abordagem qualitativa, na qual a coleta de dados ocorreu
por meio de um grupo focal realizado com jovens mulheres, examinando os dados
por intermédio da análise de conteúdo. Como resultado obteve-se o entendimento
de que, apesar do cenário estar sendo modificado, a representação feminina
exposta pelas mídias ainda coloca em destaque corpos estereotipados, contribuindo
para a perpetuação e busca do corpo ideal. No entanto, por se referir a um padrão
inatingível, isso acaba gerando insatisfação e não aceitação com o próprio corpo, ao
mesmo tempo que serve como força propulsora para o consumo desenfreado.
Descrição:
ALMEIDA, A. L. C. de. Representação feminina nas mídias: um estudo sobre a percepção de jovens mulheres acerca da comunicação de marketing de produtos de beleza e moda. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]