UEPB - Repositório Digital

Representação feminina nas mídias: um estudo sobre a percepção de jovens mulheres acerca da comunicação de marketing de produtos de beleza e moda

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Anna Luiza Cavalcante de
dc.date.accessioned 2022-05-19T10:35:49Z
dc.date.available 2022-05-19T10:35:49Z
dc.date.issued 2019-06-10
dc.identifier.other CDD 658.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26865
dc.description ALMEIDA, A. L. C. de. Representação feminina nas mídias: um estudo sobre a percepção de jovens mulheres acerca da comunicação de marketing de produtos de beleza e moda. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Levando em consideração a desigualdade de gênero ainda instaurada em nossa sociedade, compreende-se o padrão de beleza como uma forte amarra que faz das mulheres suas principais vítimas. É com o auxílio do discurso disseminado pelas mídias que esse estereótipo é reverberado. Deste modo, essa pesquisa tem como objetivo analisar a percepção de jovens consumidoras mulheres a respeito da representação do corpo feminino em ações de comunicação de marketing de produtos de moda e beleza. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório com abordagem qualitativa, na qual a coleta de dados ocorreu por meio de um grupo focal realizado com jovens mulheres, examinando os dados por intermédio da análise de conteúdo. Como resultado obteve-se o entendimento de que, apesar do cenário estar sendo modificado, a representação feminina exposta pelas mídias ainda coloca em destaque corpos estereotipados, contribuindo para a perpetuação e busca do corpo ideal. No entanto, por se referir a um padrão inatingível, isso acaba gerando insatisfação e não aceitação com o próprio corpo, ao mesmo tempo que serve como força propulsora para o consumo desenfreado. pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Discurso de mídias pt_BR
dc.subject Padrão de beleza pt_BR
dc.subject Representação feminina pt_BR
dc.subject Comunicação de marketing pt_BR
dc.title Representação feminina nas mídias: um estudo sobre a percepção de jovens mulheres acerca da comunicação de marketing de produtos de beleza e moda pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta