Resumo:
Com o avanço tecnológico e o fácil acesso à internet, frequentar as mídias sociais diariamente, transformou-se em um hábito entre as pessoas. Esse cenário tornou-se um campo fértil para as empresas, as quais precisam se reinventar nesse meio, compreendendo e adaptando-se às mudanças na percepção e no comportamento do consumidor. O marketing e suas ferramentas são facilitadores neste processo, entre elas, existe o branding, o qual preocupa-se em gerar valor e significado para as marcas. Dessa forma, objetivou investigar qual a percepção dos consumidores de varejo de moda da cidade de Campina Grande-PB, sobre as estratégias de branding utilizadas nas mídias sociais. Buscou-se responder se o segmento de vestuário, calçados e acessórios faz de suas marcas um fator competitivo, ao ponto de ser percebido pelos consumidores. Neste intuito, aplicou-se a pesquisa de levantamento de campo (survey), na qual foram contatadas 166 pessoas, obtendo 85% de credibilidade da amostra. Esta, embasou-se nas motivações que estimulam o ser humano a frequentar a internet e as características que fazem uma marca ser bem construída e,
consequentemente, bem posicionada, o que de fato, é um fator competitivo perante os concorrentes. A pesquisa tem cunho descritivo, com abordagem quantitativa, cujo universo amostral foi definido de forma aleatória simples e não probabilística, resultando que as marcas representadas pelo varejo de vestuário, calçados e acessórios da cidade de Campina Grande-PB, estão assiduamente presentes nas mídias sociais, e fazem uso de estratégias de branding que influenciam os hábitos de consumo e são percebidas pelos indivíduos, os quais têm como preferência esse tipo de segmento nas mídias sociais.
Descrição:
SILVA, Elândia Rayssa Pereira da. A Percepção dos Consumidores do Varejo de Moda da Cidade de Campina Grande-PB sobre as Estratégias de Branding nas Mídias Sociais. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.