Resumo:
Este trabalho é fruto da inquietação do autor-pesquisador a partir da vivência e experiências
nos grupos distintos sociais (familiar, escolar e de formação acadêmica). Assim, motivado
pelas experiências vividas e pelo desejo de aprofundar o conhecimento acerca do processo de
construção do gênero masculino se constituiu o objeto de estudo deste trabalho: a construção
do gênero masculino. Para tanto, definimos como objetivo investigar a relação do processo de
construção do gênero masculino com os padrões sociocultural e educacional e identificar
quais eram as percepções de masculinidade dos/as pedagogos/as em formação. Para tanto,
definimos como recorte específico graduandos/as de cursos de Pedagogia. Desse modo, esta
pesquisa se caracteriza como um Estudo de Caso por buscar retratar uma dada realidade de
forma completa e profunda. Como objetivávamos identificar as percepções dos/as
graduandos/as de cursos de Pedagogia sobre a construção da masculinidade, a partir de uma
abordagem qualitativa utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário
semiestruturado – que diante da atual situação gerada pela Pandemia do COVID-19, foi
aplicado de forma remota - através de uma plataforma digital online. O aporte teórico sobre
gênero partiu dos escritos de Scott (1995); Louro (2018); Connel (1995) e outros/as
autores/as. A discussão sobre a construção do corpo, sua nomeação e normalização foi
amparada nos estudos de Buttler (2018), Louro (2014); Weeks (2018). Caminhando ainda,
pelo conceito de sexualidade, foram utilizados os estudos de Weeks (2014); Louro (2014,
2018), Foucault (1995); Parker (2018). E adentrando na discussão a respeito da
masculinidade e formação do gênero masculino, amparado em Bourdieu (2010); Gikovate
(1995); Connel (1995). Tal pesquisa possibilitou compreender o que sabem e pensam os/as
estudantes de cursos de Pedagogia a respeito da temática de gênero, sexualidade e
masculinidade. E ter uma noção preliminar acerca de como que estes/as futuros/as
professores/as agirão em sala de aula frente a estas questões.
Descrição:
FERREIRA NETO, E. "Ser Homem" também se aprende na escola - a construção sociocultural e educacional do gênero masculino: percepção de pedagogas/os em formação. 2021. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.