UEPB - Repositório Digital

"Ser Homem" também se aprende na escola - a construção sociocultural e educacional do gênero masculino: percepção de pedagogas/os em formação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira Neto, Emídio
dc.date.accessioned 2022-06-14T00:29:16Z
dc.date.available 2022-06-14T00:29:16Z
dc.date.issued 2021-06-04
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26978
dc.description FERREIRA NETO, E. "Ser Homem" também se aprende na escola - a construção sociocultural e educacional do gênero masculino: percepção de pedagogas/os em formação. 2021. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é fruto da inquietação do autor-pesquisador a partir da vivência e experiências nos grupos distintos sociais (familiar, escolar e de formação acadêmica). Assim, motivado pelas experiências vividas e pelo desejo de aprofundar o conhecimento acerca do processo de construção do gênero masculino se constituiu o objeto de estudo deste trabalho: a construção do gênero masculino. Para tanto, definimos como objetivo investigar a relação do processo de construção do gênero masculino com os padrões sociocultural e educacional e identificar quais eram as percepções de masculinidade dos/as pedagogos/as em formação. Para tanto, definimos como recorte específico graduandos/as de cursos de Pedagogia. Desse modo, esta pesquisa se caracteriza como um Estudo de Caso por buscar retratar uma dada realidade de forma completa e profunda. Como objetivávamos identificar as percepções dos/as graduandos/as de cursos de Pedagogia sobre a construção da masculinidade, a partir de uma abordagem qualitativa utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado – que diante da atual situação gerada pela Pandemia do COVID-19, foi aplicado de forma remota - através de uma plataforma digital online. O aporte teórico sobre gênero partiu dos escritos de Scott (1995); Louro (2018); Connel (1995) e outros/as autores/as. A discussão sobre a construção do corpo, sua nomeação e normalização foi amparada nos estudos de Buttler (2018), Louro (2014); Weeks (2018). Caminhando ainda, pelo conceito de sexualidade, foram utilizados os estudos de Weeks (2014); Louro (2014, 2018), Foucault (1995); Parker (2018). E adentrando na discussão a respeito da masculinidade e formação do gênero masculino, amparado em Bourdieu (2010); Gikovate (1995); Connel (1995). Tal pesquisa possibilitou compreender o que sabem e pensam os/as estudantes de cursos de Pedagogia a respeito da temática de gênero, sexualidade e masculinidade. E ter uma noção preliminar acerca de como que estes/as futuros/as professores/as agirão em sala de aula frente a estas questões. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Cristiane Maria Nepomuceno pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Masculinidade pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.title "Ser Homem" também se aprende na escola - a construção sociocultural e educacional do gênero masculino: percepção de pedagogas/os em formação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta