Resumo:
Na era do consumo, a publicidade se tornou uma grande influenciadora na formação da
identidade das crianças, através de uma prática recorrente que é o uso do discurso adulto em
campanhas para o público infantil, como também o uso adultizado da imagem da criança em
campanhas destinadas a ambos os públicos. Especialmente, procuramos identificar os
elementos discursivos que erotizam a menina, para tanto, buscamos o aporte teórico do Ciclo
de Bakhtin (2010), e também tivemos as contribuições de Neil Postmam (1999), que discute
como os meios midiáticos estão contribuindo para o desaparecimento da infância na sociedade
contemporânea. Dessa maneira, o discurso publicitário atua como um ferramenta encurtadora
da infância, através da erotização infantil cada vez mais recorrente. O conceito de infância que
está sendo difundido é a do adulto em miniatura. Este trabalho objetiva analisar no discurso
publicitário, o discurso erótico que adultiza a menina. Para melhor compreensão, faremos uma
revisão histórica acerca do papel social da criança através das contribuições do historiador e
pesquisador Philippe Áries (1981) que nos mostra que a infância passou por grandes ameaças
durante o seu percurso até constituir o sentimento de infância contemporâneo. Dessa forma, o
discurso publicitário atua como um ferramenta encurtadora da infância, através da erotização
infantil cada vez mais recorrente. O conceito de infância que está sendo difundido é a do adulto
em miniatura.
Descrição:
RODRIGUES, K. P. Discurso publicitário: a adultização da menina na campanha publicitária da Couro Fino. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Língua Portuguesa).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.