UEPB - Repositório Digital

Discurso publicitário: a adultização erótica da menina na campanha publicitária da couro fino

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Karolyne Pereira
dc.date.accessioned 2022-06-14T00:41:38Z
dc.date.available 2022-06-14T00:41:38Z
dc.date.issued 2021-06-04
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26981
dc.description RODRIGUES, K. P. Discurso publicitário: a adultização da menina na campanha publicitária da Couro Fino. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Língua Portuguesa).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Na era do consumo, a publicidade se tornou uma grande influenciadora na formação da identidade das crianças, através de uma prática recorrente que é o uso do discurso adulto em campanhas para o público infantil, como também o uso adultizado da imagem da criança em campanhas destinadas a ambos os públicos. Especialmente, procuramos identificar os elementos discursivos que erotizam a menina, para tanto, buscamos o aporte teórico do Ciclo de Bakhtin (2010), e também tivemos as contribuições de Neil Postmam (1999), que discute como os meios midiáticos estão contribuindo para o desaparecimento da infância na sociedade contemporânea. Dessa maneira, o discurso publicitário atua como um ferramenta encurtadora da infância, através da erotização infantil cada vez mais recorrente. O conceito de infância que está sendo difundido é a do adulto em miniatura. Este trabalho objetiva analisar no discurso publicitário, o discurso erótico que adultiza a menina. Para melhor compreensão, faremos uma revisão histórica acerca do papel social da criança através das contribuições do historiador e pesquisador Philippe Áries (1981) que nos mostra que a infância passou por grandes ameaças durante o seu percurso até constituir o sentimento de infância contemporâneo. Dessa forma, o discurso publicitário atua como um ferramenta encurtadora da infância, através da erotização infantil cada vez mais recorrente. O conceito de infância que está sendo difundido é a do adulto em miniatura. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Alfredina Rosa Oliveira do Vale pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Erotização pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Adultização pt_BR
dc.subject Publiicidade pt_BR
dc.title Discurso publicitário: a adultização erótica da menina na campanha publicitária da couro fino pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta