dc.contributor.author |
Rodrigues, Karolyne Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-14T00:41:38Z |
|
dc.date.available |
2022-06-14T00:41:38Z |
|
dc.date.issued |
2021-06-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 401.41 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26981 |
|
dc.description |
RODRIGUES, K. P. Discurso publicitário: a adultização da menina na campanha publicitária da Couro Fino. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Língua Portuguesa).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na era do consumo, a publicidade se tornou uma grande influenciadora na formação da
identidade das crianças, através de uma prática recorrente que é o uso do discurso adulto em
campanhas para o público infantil, como também o uso adultizado da imagem da criança em
campanhas destinadas a ambos os públicos. Especialmente, procuramos identificar os
elementos discursivos que erotizam a menina, para tanto, buscamos o aporte teórico do Ciclo
de Bakhtin (2010), e também tivemos as contribuições de Neil Postmam (1999), que discute
como os meios midiáticos estão contribuindo para o desaparecimento da infância na sociedade
contemporânea. Dessa maneira, o discurso publicitário atua como um ferramenta encurtadora
da infância, através da erotização infantil cada vez mais recorrente. O conceito de infância que
está sendo difundido é a do adulto em miniatura. Este trabalho objetiva analisar no discurso
publicitário, o discurso erótico que adultiza a menina. Para melhor compreensão, faremos uma
revisão histórica acerca do papel social da criança através das contribuições do historiador e
pesquisador Philippe Áries (1981) que nos mostra que a infância passou por grandes ameaças
durante o seu percurso até constituir o sentimento de infância contemporâneo. Dessa forma, o
discurso publicitário atua como um ferramenta encurtadora da infância, através da erotização
infantil cada vez mais recorrente. O conceito de infância que está sendo difundido é a do adulto
em miniatura. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Alfredina Rosa Oliveira do Vale |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Infância |
pt_BR |
dc.subject |
Erotização |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Adultização |
pt_BR |
dc.subject |
Publiicidade |
pt_BR |
dc.title |
Discurso publicitário: a adultização erótica da menina na campanha publicitária da couro fino |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |