Resumo:
De natureza, bibliográfica, esse trabalho discorre sobre o processo de aquisição de inglês pelo/a
aluno/a deficiente auditivo. Como objetivo geral, temos o intuito de investigamos de que
maneira se dá o processo de aquisição da LI por aluno/as deficientes auditivos. Nossos objetivos
específicos são: 1. Discutir a influência da L1 e L2 no processo de aprendizagem da LE, por
esses alunos/as. 2. Compreender como a leitura em L1 e L2 contribuem para a aquisição da fala
em LE por alunos/as com surdez. Fundamentam nossa pesquisa as contribuições teóricas, da
Lei de Diretrizes e Bases (1996); Parâmetros Curriculares Nacionais (1998); Lei nº 10.436 de
24 de abril de 2002, que tratam sobre as recomendações para o ensino de LE para alunos/as
deficientes auditivos, bem como a obrigatoriedade da língua brasileira de sinais. Saussure
(1969); Chomsky (1957); Paixão (2014) e De Lemos (1982) nos mostram como ocorre o
processo de aquisição da L2. Sobre as abordagens e teorias da aquisição, nos apoiamos em Silva
(2011) e Santos (2002). Ellis (2013); Eckert & Frosi (2015); e Griffin (2011) que discutem
sobre a aquisição da LE. Pessanha & Silva (2015); Motta (1997); Azeredo (2006); Cunha
(2017) discorrem sobre a influência do português e Libras na aquisição da L3. Por sua vez, Ubá
(2008); Mariotti & Motter (2019); Domagala- Zysk (2013); Kupske (2018) e Biotto (2016)
discutem sobre o ensino da LE.
Descrição:
CASTRO, T. L. M. Aquisição de inglês pelo/a aluno/a deficiente auditivo: algumas reflexões teóricas. 2022.
22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.