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Aquisição de inglês pelo/a aluno/a deficiente auditivo: algumas reflexões teóricas

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dc.contributor.author Castro, Thaynar Lima Morais
dc.date.accessioned 2022-06-14T00:49:25Z
dc.date.available 2022-06-14T00:49:25Z
dc.date.issued 2022-03-24
dc.identifier.other CDD 372.6521
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26983
dc.description CASTRO, T. L. M. Aquisição de inglês pelo/a aluno/a deficiente auditivo: algumas reflexões teóricas. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract De natureza, bibliográfica, esse trabalho discorre sobre o processo de aquisição de inglês pelo/a aluno/a deficiente auditivo. Como objetivo geral, temos o intuito de investigamos de que maneira se dá o processo de aquisição da LI por aluno/as deficientes auditivos. Nossos objetivos específicos são: 1. Discutir a influência da L1 e L2 no processo de aprendizagem da LE, por esses alunos/as. 2. Compreender como a leitura em L1 e L2 contribuem para a aquisição da fala em LE por alunos/as com surdez. Fundamentam nossa pesquisa as contribuições teóricas, da Lei de Diretrizes e Bases (1996); Parâmetros Curriculares Nacionais (1998); Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, que tratam sobre as recomendações para o ensino de LE para alunos/as deficientes auditivos, bem como a obrigatoriedade da língua brasileira de sinais. Saussure (1969); Chomsky (1957); Paixão (2014) e De Lemos (1982) nos mostram como ocorre o processo de aquisição da L2. Sobre as abordagens e teorias da aquisição, nos apoiamos em Silva (2011) e Santos (2002). Ellis (2013); Eckert & Frosi (2015); e Griffin (2011) que discutem sobre a aquisição da LE. Pessanha & Silva (2015); Motta (1997); Azeredo (2006); Cunha (2017) discorrem sobre a influência do português e Libras na aquisição da L3. Por sua vez, Ubá (2008); Mariotti & Motter (2019); Domagala- Zysk (2013); Kupske (2018) e Biotto (2016) discutem sobre o ensino da LE. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Daniela Gomes de Araújo Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aquisição de línguas pt_BR
dc.subject Deficiente auditivo pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Desenvolvimento da fala pt_BR
dc.title Aquisição de inglês pelo/a aluno/a deficiente auditivo: algumas reflexões teóricas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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