dc.contributor.author |
Castro, Thaynar Lima Morais |
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dc.date.accessioned |
2022-06-14T00:49:25Z |
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dc.date.available |
2022-06-14T00:49:25Z |
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dc.date.issued |
2022-03-24 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.6521 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26983 |
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dc.description |
CASTRO, T. L. M. Aquisição de inglês pelo/a aluno/a deficiente auditivo: algumas reflexões teóricas. 2022.
22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
De natureza, bibliográfica, esse trabalho discorre sobre o processo de aquisição de inglês pelo/a
aluno/a deficiente auditivo. Como objetivo geral, temos o intuito de investigamos de que
maneira se dá o processo de aquisição da LI por aluno/as deficientes auditivos. Nossos objetivos
específicos são: 1. Discutir a influência da L1 e L2 no processo de aprendizagem da LE, por
esses alunos/as. 2. Compreender como a leitura em L1 e L2 contribuem para a aquisição da fala
em LE por alunos/as com surdez. Fundamentam nossa pesquisa as contribuições teóricas, da
Lei de Diretrizes e Bases (1996); Parâmetros Curriculares Nacionais (1998); Lei nº 10.436 de
24 de abril de 2002, que tratam sobre as recomendações para o ensino de LE para alunos/as
deficientes auditivos, bem como a obrigatoriedade da língua brasileira de sinais. Saussure
(1969); Chomsky (1957); Paixão (2014) e De Lemos (1982) nos mostram como ocorre o
processo de aquisição da L2. Sobre as abordagens e teorias da aquisição, nos apoiamos em Silva
(2011) e Santos (2002). Ellis (2013); Eckert & Frosi (2015); e Griffin (2011) que discutem
sobre a aquisição da LE. Pessanha & Silva (2015); Motta (1997); Azeredo (2006); Cunha
(2017) discorrem sobre a influência do português e Libras na aquisição da L3. Por sua vez, Ubá
(2008); Mariotti & Motter (2019); Domagala- Zysk (2013); Kupske (2018) e Biotto (2016)
discutem sobre o ensino da LE. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Daniela Gomes de Araújo Nóbrega |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Aquisição de línguas |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiente auditivo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento da fala |
pt_BR |
dc.title |
Aquisição de inglês pelo/a aluno/a deficiente auditivo: algumas reflexões teóricas |
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dc.type |
Other |
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