UEPB - Repositório Digital

A árvore da memória versus a árvore do esquecimento: um relato artístico literário a partir do livro A bela acordada na escola pública

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Edna Luisa
dc.date.accessioned 2022-06-14T15:18:20Z
dc.date.available 2022-06-14T15:18:20Z
dc.date.issued 2022-03-17
dc.identifier.other CDD 808.068
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26988
dc.description BEZERRA, E. L. A árvore da memória versus a árvore do esquecimento: um relato artístico literário a partir do livro A bela acordada na escola pública. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Nas últimas décadas, devido às mudanças na legislação educacional do país, percebemos que as temáticas relacionadas às relações de igualdade étnico-raciais ainda não são muito evidentes, sabendo disso, abordaremos uma experiência, desenvolvida a partir do uso da Literatura Infantil/Juvenil que trazem temáticas negras, tendo o auxílio do livro A Bela Acordada da autora Lígia Pereira dos Santos. A partir dessa perspectiva desenvolvemos o presente estudo, com crianças entre 09 e 13 anos matriculadas no 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Pública na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça - PB. O estudo aqui apresentado foi realizado no contexto da Pandemia do COVID-19, parte com aulas no modelo remoto, através do Google Meet e parte com aulas no modelo híbrido presencial com escalonamento da turma, dentro deste contexto pandêmica, desenvolvemos atividades virtuais com temáticas negras, discutimos sobre o racismo estrutural e as várias formas de discriminação com o povo negro, conhecendo também sua cultura, culinária, artes e religiosidade a partir de vídeos, livros e documentários. Foi partindo da história herdada referente a exploração humana e das Afro-literaturas Infantil/Juvenil, que novas abordagens foram traçadas para recontar histórias de cunho africano, e produzir materiais artísticos-pedagógicos, baseando-se no livro A Bela Acordada entre outros, com o intuito de enaltecer a cor negra, a arte, a cultura, suas lutas e conquistas no decorrer da história, fazendo uma triste menção à Árvore do Esquecimento, que é um símbolo tão relacionado ao tráfico e exploração humana negra e contrariando-a com a construção da Árvore da Memória, enaltecendo o africano como parte importante da construção social brasileira, trazendo a importância da representatividade negra em diversas áreas de conhecimentos. Portanto, trazemos como contribuições no campo artístico-literário produções que valorizam o afrodescendente, salientando o cumprimento da Lei 10.639/2003 na formação de uma educação inclusiva para todos, que promova a igualdade e o respeito étnico-racial. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Lígia Pereira dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Representatividade pt_BR
dc.subject Artes pt_BR
dc.title A árvore da memória versus a árvore do esquecimento: um relato artístico literário a partir do livro A bela acordada na escola pública pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta