Resumo:
Este estudo teve como principal objetivo analisar a importância do desenho na Educação Infantil. É uma pesquisa de caráter quantiqualitativo, na qual utilizou-se, como técnicas para produção dos dados a pesquisa bibliográfica e um questionário elaborado no google forms. O mesmo foi enviado para vários grupos de whatsapp de professores de Educação Infantil, dentre estes, 11 professoras responderam. As principais referências teóricas são: Brasil (2017); Gobbi (2014); Macêdo (2014); Melo (2005); Sarmento (2009). Os resultados analisados evidenciaram que as professoras planejam e propõem atividades de desenhos para suas respectivas turmas e evidenciam um conhecimento das Artes Visuais, especialmente do desenho como sendo essencial para o desenvolvimento da coordenação motora, como forma de expressão, criatividade e imaginação. Todavia, observamos que as docentes valorizam mais a realização de desenhos livres, e não compreendem o desenho enquanto dimensão cultural, portanto como um objeto a ser ensinado e/ou aprendido. Diante do exposto concluímos que há uma necessidade de as professoras aprenderem/ compreenderem o desenho como uma produção cultural e simbólica, através da qual as crianças representam a realidade, a cultura em geral e as culturas infantis, dentre outras dimensões presentes no seu contexto sociocultural. Neste sentido, sugerimos que os gestores públicos e privados das instituições, nas quais estas docentes atuam implementem formações continuadas na área de desenvolvimento humano, linguagens e Artes Visuais e ou plásticas visando um conhecimento mais profundo sobre as crianças e sobre currículo na/ para a Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação Infantil. Desenho. Desenvolvimento Infantil.
Descrição:
POLICARPO, E. S. Garatujas, rabiscos e formas: o desenho na educação infantil. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.