UEPB - Repositório Digital

Garatujas, rabiscos e formas: o desenho na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Policarpo, Edvania Soares
dc.date.accessioned 2022-07-27T23:36:22Z
dc.date.available 2022-07-27T23:36:22Z
dc.date.issued 2022-03-31
dc.identifier.issn CDD 378
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27156
dc.description POLICARPO, E. S. Garatujas, rabiscos e formas: o desenho na educação infantil. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como principal objetivo analisar a importância do desenho na Educação Infantil. É uma pesquisa de caráter quantiqualitativo, na qual utilizou-se, como técnicas para produção dos dados a pesquisa bibliográfica e um questionário elaborado no google forms. O mesmo foi enviado para vários grupos de whatsapp de professores de Educação Infantil, dentre estes, 11 professoras responderam. As principais referências teóricas são: Brasil (2017); Gobbi (2014); Macêdo (2014); Melo (2005); Sarmento (2009). Os resultados analisados evidenciaram que as professoras planejam e propõem atividades de desenhos para suas respectivas turmas e evidenciam um conhecimento das Artes Visuais, especialmente do desenho como sendo essencial para o desenvolvimento da coordenação motora, como forma de expressão, criatividade e imaginação. Todavia, observamos que as docentes valorizam mais a realização de desenhos livres, e não compreendem o desenho enquanto dimensão cultural, portanto como um objeto a ser ensinado e/ou aprendido. Diante do exposto concluímos que há uma necessidade de as professoras aprenderem/ compreenderem o desenho como uma produção cultural e simbólica, através da qual as crianças representam a realidade, a cultura em geral e as culturas infantis, dentre outras dimensões presentes no seu contexto sociocultural. Neste sentido, sugerimos que os gestores públicos e privados das instituições, nas quais estas docentes atuam implementem formações continuadas na área de desenvolvimento humano, linguagens e Artes Visuais e ou plásticas visando um conhecimento mais profundo sobre as crianças e sobre currículo na/ para a Educação Infantil. Palavras-chave: Educação Infantil. Desenho. Desenvolvimento Infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Lenilda Cordeiro de Macêdo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Desenho pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.title Garatujas, rabiscos e formas: o desenho na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta