Resumo:
Nos últimos anos, muitos países têm introduzido o Pensamento Computacional como uma habilidade cognitiva relacionada a resolução de problemas desde a Educação Básica. No Brasil, recentemente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluiu o Pensamento Computacional como uma habilidade que deve ser desenvolvida transversalmente na área de Matemática. Uma das abordagens propostas relacionadas com a disciplina de Matemática visa trabalhar o Pensamento Computacional em sala de aula através de atividades baseadas na resolução de problemas. A resolução de problemas é o foco de várias avaliações nacionais e internacionais, como por exemplo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Nesse contexto, alguns estudos revelam a existência da relação entre as competências do Pensamento Computacional e da Matemática em questões do PISA. Ao mesmo tempo, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) sugere diretrizes para o ensino de Computação, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, visando auxiliar
na elaboração dos currículos para desenvolvimento do Pensamento Computacional. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é auxiliar os professores de Matemática por meio de uma avaliação comparativa na seleção de atividades que, simultaneamente, explorem a aplicação de conteúdos matemáticos e habilidades do Pensamento Computacional na resolução de problemas. Para tanto, apresentamos uma sistematização de questões do PISA que mapeiem as habilidades especificadas no currículo de Matemática pela BNCC e as habilidades do Pensamento Computacional propostas nas diretrizes da SBC, além da classificação do nível cognitivo sob a perspectiva da Taxonomia de Bloom revisada.
Descrição:
FARIAS, M. F. B. N. Matemática e pensamento computacional: uma sistematização de questões do Pisa. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.