UEPB - Repositório Digital

Matemática e pensamento computacional: uma sistematização de questões do Pisa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Farias, Matheus Felipe Bezerra Nunes de
dc.date.accessioned 2022-08-04T19:12:25Z
dc.date.available 2022-08-04T19:12:25Z
dc.date.issued 2022-08-03
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27403
dc.description FARIAS, M. F. B. N. Matemática e pensamento computacional: uma sistematização de questões do Pisa. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Nos últimos anos, muitos países têm introduzido o Pensamento Computacional como uma habilidade cognitiva relacionada a resolução de problemas desde a Educação Básica. No Brasil, recentemente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluiu o Pensamento Computacional como uma habilidade que deve ser desenvolvida transversalmente na área de Matemática. Uma das abordagens propostas relacionadas com a disciplina de Matemática visa trabalhar o Pensamento Computacional em sala de aula através de atividades baseadas na resolução de problemas. A resolução de problemas é o foco de várias avaliações nacionais e internacionais, como por exemplo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Nesse contexto, alguns estudos revelam a existência da relação entre as competências do Pensamento Computacional e da Matemática em questões do PISA. Ao mesmo tempo, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) sugere diretrizes para o ensino de Computação, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, visando auxiliar na elaboração dos currículos para desenvolvimento do Pensamento Computacional. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é auxiliar os professores de Matemática por meio de uma avaliação comparativa na seleção de atividades que, simultaneamente, explorem a aplicação de conteúdos matemáticos e habilidades do Pensamento Computacional na resolução de problemas. Para tanto, apresentamos uma sistematização de questões do PISA que mapeiem as habilidades especificadas no currículo de Matemática pela BNCC e as habilidades do Pensamento Computacional propostas nas diretrizes da SBC, além da classificação do nível cognitivo sob a perspectiva da Taxonomia de Bloom revisada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Dra. Ana Emília Victor Barbosa Coutinho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Pensamento computacional pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Taxonomia de Bloom pt_BR
dc.title Matemática e pensamento computacional: uma sistematização de questões do Pisa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta