Resumo:
Esse estudo focaliza a inclusão da diversidade étnico-racial no interior dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Por essa razão esse trabalho tem como objetivo geral refletir a importância da diversidade étnico-racial na contação de histórias no Primeiro Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande - PB. Tendo como objetivos específicos: identificar se a professora utiliza a temática da Diversidade Étnico-Racial na Contação de Histórias do primeiro ano do ensino fundamental; investigar qual seu conceito de Diversidade Étnico-Racial; compreender por que a professora trabalha a temática da Diversidade Étnico-Racial na Contação de Histórias do Primeiro Ano do Ensino Fundamental. Sem perder vista que é nessa fase que a criança está descobrindo o mundo no qual está inserida. E é através da leitura e das ilustrações que a criança desenvolve o seu imaginário, a partir da Educação Infantil, de modo que a criança, nessa fase, está criando hábitos e o hábito da leitura é importante para o seu desempenho e seu desenvolvimento, por isso, o estímulo através da contação de história é importante nessa fase, estimulando também uma boa convivência social, pois, a contação de história vem trabalhar com a desigualdade e o respeito com o próximo. Esse estudo foi desenvolvido com base nos autores Gomes (2008); Silva (2010); Magalhães (2001) e outros. Obras citadas: Que cor é a minha cor?(Martha Rodrigues); Meninas negras (Malu Costa) e Peletemcor (Fabiana Costa).
Descrição:
SILVA, L. F. L. Diversidade étnico-racial: porque trabalhar essa temática na contação de história no primeiro ano do ensino fundamental?. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.