UEPB - Repositório Digital

Diversidade étnico-racial: porque trabalhar essa temática na contação de história no primeiro ano do ensino fundamental?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Lúcia de Fátima de Lucena
dc.date.accessioned 2022-08-19T20:41:56Z
dc.date.available 2022-08-19T20:41:56Z
dc.date.issued 2021-06-04
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27677
dc.description SILVA, L. F. L. Diversidade étnico-racial: porque trabalhar essa temática na contação de história no primeiro ano do ensino fundamental?. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Esse estudo focaliza a inclusão da diversidade étnico-racial no interior dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Por essa razão esse trabalho tem como objetivo geral refletir a importância da diversidade étnico-racial na contação de histórias no Primeiro Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande - PB. Tendo como objetivos específicos: identificar se a professora utiliza a temática da Diversidade Étnico-Racial na Contação de Histórias do primeiro ano do ensino fundamental; investigar qual seu conceito de Diversidade Étnico-Racial; compreender por que a professora trabalha a temática da Diversidade Étnico-Racial na Contação de Histórias do Primeiro Ano do Ensino Fundamental. Sem perder vista que é nessa fase que a criança está descobrindo o mundo no qual está inserida. E é através da leitura e das ilustrações que a criança desenvolve o seu imaginário, a partir da Educação Infantil, de modo que a criança, nessa fase, está criando hábitos e o hábito da leitura é importante para o seu desempenho e seu desenvolvimento, por isso, o estímulo através da contação de história é importante nessa fase, estimulando também uma boa convivência social, pois, a contação de história vem trabalhar com a desigualdade e o respeito com o próximo. Esse estudo foi desenvolvido com base nos autores Gomes (2008); Silva (2010); Magalhães (2001) e outros. Obras citadas: Que cor é a minha cor?(Martha Rodrigues); Meninas negras (Malu Costa) e Peletemcor (Fabiana Costa). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Contação de história pt_BR
dc.subject Diversidade étnico-racial pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Diversidade étnico-racial: porque trabalhar essa temática na contação de história no primeiro ano do ensino fundamental? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta