dc.contributor.author |
Silva, Lúcia de Fátima de Lucena |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-19T20:41:56Z |
|
dc.date.available |
2022-08-19T20:41:56Z |
|
dc.date.issued |
2021-06-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27677 |
|
dc.description |
SILVA, L. F. L. Diversidade étnico-racial: porque trabalhar essa temática na contação de história no primeiro ano do ensino fundamental?. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esse estudo focaliza a inclusão da diversidade étnico-racial no interior dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Por essa razão esse trabalho tem como objetivo geral refletir a importância da diversidade étnico-racial na contação de histórias no Primeiro Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande - PB. Tendo como objetivos específicos: identificar se a professora utiliza a temática da Diversidade Étnico-Racial na Contação de Histórias do primeiro ano do ensino fundamental; investigar qual seu conceito de Diversidade Étnico-Racial; compreender por que a professora trabalha a temática da Diversidade Étnico-Racial na Contação de Histórias do Primeiro Ano do Ensino Fundamental. Sem perder vista que é nessa fase que a criança está descobrindo o mundo no qual está inserida. E é através da leitura e das ilustrações que a criança desenvolve o seu imaginário, a partir da Educação Infantil, de modo que a criança, nessa fase, está criando hábitos e o hábito da leitura é importante para o seu desempenho e seu desenvolvimento, por isso, o estímulo através da contação de história é importante nessa fase, estimulando também uma boa convivência social, pois, a contação de história vem trabalhar com a desigualdade e o respeito com o próximo. Esse estudo foi desenvolvido com base nos autores Gomes (2008); Silva (2010); Magalhães (2001) e outros. Obras citadas: Que cor é a minha cor?(Martha Rodrigues); Meninas negras (Malu Costa) e Peletemcor (Fabiana Costa). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Contação de história |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.title |
Diversidade étnico-racial: porque trabalhar essa temática na contação de história no primeiro ano do ensino fundamental? |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |