Resumo:
O trabalho em questão objetiva analisar a influência dos perfis literários nas mídias digitais sobre os hábitos de consumo de leitores brasileiros, para compreender como os consumidores são influenciados e como percebem essa relação. A pesquisa se configura como qualitativa e possui caráter exploratório, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário, ambas realizadas com leitores brasileiros escolhidos por meio do critério de acessibilidade. Ao todo, foram 5 entrevistados e 127 respondentes do questionário, no qual foi possível constatar que, de fato, há uma forte influência sobre os leitores e um alto nível de interação nos perfis dos criadores de conteúdo literário que, em muitos casos, tornam-se até amigos desses consumidores, além de desenvolverem ações que estimulam tanto o hábito de leitura quanto influenciam as decisões de compra deles. Ademais, constatou-se que parcerias firmadas entre influenciadores e editoras ou autores ajudam na divulgação das obras e instigam os leitores a conhecer novos títulos. Dessa forma, pode-se dizer que a relação entre leitores e criadores de conteúdo é benéfica na grande maioria das vezes, gerando um sentimento de identidade e pertencimento ao se participar das comunidades literárias e das ações envolvidas. Contudo, há malefícios que o nicho não está isento.
Descrição:
CARNEIRO, Joyce Barbosa. Que livro você está lendo?: Influência dos criadores de conteúdo literário sobre os hábitos de consumo dos leitores brasileiros. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.