Resumo:
A necessidade de os professores pensarem sobre suas práticas e refletirem sobre novas
estratégias de ensino, compreendendo como ocorre a aprendizagem no cérebro do ser humano
e quais os estímulos contribuem para uma aprendizagem eficaz, é de fundamental importância
para o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho, por meio de uma pesquisa de
cunho bibliográfico, com método descritivo-exploratório de referenciais selecionados
apresentará discussões sobre temáticas Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC),
Neurociência aplicada à Educação e Gamificação, bem como seus papéis nos processos de
ensinar aprender. Será abordado também o contexto histórico das TDIC desde sua origem,
durante a Revolução Industrial, até os dias atuais e também as mudanças que foram ocasionadas
a partir da mesma e da globalização. Também, apresentamos um diálogo entre os estudos das
TDIC em relação à Educação, Neurociência e a aprendizagem gamificada. Por fim, tendo como
base tudo o que foi discutido afim de contribuir ainda mais com os estudos voltados para essas
temáticas exponho a sugestão de três sequências didáticas com sugestões de atividades
envolvendo a aspectos da gamificação.
Descrição:
FRANÇA, A. T. S. TDIC e gamificação na prática docente: possibilidades e estratégias pedagógicas associadas à neurociência. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.