UEPB - Repositório Digital

TDIC e gamificação na prática docente: possibilidades e estratégias pedagógicas associadas à neurociência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author França, Adrielly Tayná da Silva
dc.date.accessioned 2022-11-14T23:50:20Z
dc.date.available 2022-11-14T23:50:20Z
dc.date.issued 2022-03-28
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27974
dc.description FRANÇA, A. T. S. TDIC e gamificação na prática docente: possibilidades e estratégias pedagógicas associadas à neurociência. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A necessidade de os professores pensarem sobre suas práticas e refletirem sobre novas estratégias de ensino, compreendendo como ocorre a aprendizagem no cérebro do ser humano e quais os estímulos contribuem para uma aprendizagem eficaz, é de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico, com método descritivo-exploratório de referenciais selecionados apresentará discussões sobre temáticas Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC), Neurociência aplicada à Educação e Gamificação, bem como seus papéis nos processos de ensinar aprender. Será abordado também o contexto histórico das TDIC desde sua origem, durante a Revolução Industrial, até os dias atuais e também as mudanças que foram ocasionadas a partir da mesma e da globalização. Também, apresentamos um diálogo entre os estudos das TDIC em relação à Educação, Neurociência e a aprendizagem gamificada. Por fim, tendo como base tudo o que foi discutido afim de contribuir ainda mais com os estudos voltados para essas temáticas exponho a sugestão de três sequências didáticas com sugestões de atividades envolvendo a aspectos da gamificação. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Me. Marlon Tardelly Morais Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Neurociência pt_BR
dc.subject Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação - TDICs pt_BR
dc.subject Processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title TDIC e gamificação na prática docente: possibilidades e estratégias pedagógicas associadas à neurociência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta