Resumo:
O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política
Nacional de Formação de Professores e objetiva o aprimoramento na formação dos
graduandos dialogando sobre a teoria e a prática educativa, além de contribuir
significativamente para a melhoria no ensino público. O presente Trabalho de
Conclusão de Curso – TCC objetiva relatar a vivência no Programa com o subprojeto
intitulado Pedagogia/Alfabetização do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus I. Toda a experiência relatada foi
realizada remotamente em turmas de 4° e 5° ano da Escola Municipal Roberto
Simonsen, localizada no município de Campina Grande – PB durante 18 meses
(outubro de 2020 a março de 2022). Diante da realidade encontrada, as residentes
passaram a atuar na escola de forma virtual em parceria com a preceptora e
orientadora. Elaboramos novas estratégias de ensino para nos adaptarmos a essa
nova realidade. Porém, nos deparamos com diversas dificuldades agravadas neste
período tanto para nós, colaboradores do programa, como as crianças e seus
responsáveis. Os encontros de formação nos deram subsídios para embasar nosso
trabalho com os estudos da Base Nacional Comum Curricular (-BNCC) e autores
como Ferreiro e Teberosky (1991), Soares (2004), Morais e Albuquerque (2010), José
Carlos Libâneo, (1990), Freire (1989), dentre outros. O planejamento e a regência nos
permitiram concluir que a interação entre as residentes e o campo educacional somou
significativamente para o aperfeiçoamento da prática docente e para o processo de
alfabetização das crianças.
Descrição:
OLIVEIRA, L. L. S. Residência pedagógica e o ensino remoto: desafios e possibilidades. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.