UEPB - Repositório Digital

Residência pedagógica e o ensino remoto: desafios e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Larissa Leite dos Santos
dc.date.accessioned 2022-11-16T01:21:01Z
dc.date.available 2022-11-16T01:21:01Z
dc.date.issued 2022-07-05
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28006
dc.description OLIVEIRA, L. L. S. Residência pedagógica e o ensino remoto: desafios e possibilidades. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e objetiva o aprimoramento na formação dos graduandos dialogando sobre a teoria e a prática educativa, além de contribuir significativamente para a melhoria no ensino público. O presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC objetiva relatar a vivência no Programa com o subprojeto intitulado Pedagogia/Alfabetização do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus I. Toda a experiência relatada foi realizada remotamente em turmas de 4° e 5° ano da Escola Municipal Roberto Simonsen, localizada no município de Campina Grande – PB durante 18 meses (outubro de 2020 a março de 2022). Diante da realidade encontrada, as residentes passaram a atuar na escola de forma virtual em parceria com a preceptora e orientadora. Elaboramos novas estratégias de ensino para nos adaptarmos a essa nova realidade. Porém, nos deparamos com diversas dificuldades agravadas neste período tanto para nós, colaboradores do programa, como as crianças e seus responsáveis. Os encontros de formação nos deram subsídios para embasar nosso trabalho com os estudos da Base Nacional Comum Curricular (-BNCC) e autores como Ferreiro e Teberosky (1991), Soares (2004), Morais e Albuquerque (2010), José Carlos Libâneo, (1990), Freire (1989), dentre outros. O planejamento e a regência nos permitiram concluir que a interação entre as residentes e o campo educacional somou significativamente para o aperfeiçoamento da prática docente e para o processo de alfabetização das crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title Residência pedagógica e o ensino remoto: desafios e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta