Resumo:
Este artigo tem como objetivo abordar as atividades desenvolvidas pela
Assessoria de Comunicação (Ascom) do Instituto Nacional do Semiárido (Insa)
na divulgação do Projeto Olho n’água no ano de 2017. Para tanto, foi realizada
uma análise dos releases enviados para os veículos de comunicação e do
clipping coletado pela Ascom após a veiculação das notícias relacionadas ao
lançamento do Projeto Olho N’água pelos veículos de comunicação. Foi tomada
como base teórica os conceitos sobre comunicação organizacional,
comunicação pública e também a científica, trazidos respectivamente por Duarte
(2011) e Kusch (1997), Brandão (2007), Zémor (2005) e Bueno (2010). Os
resultados obtidos apontam para a importância do trabalho da Ascom na
divulgação das ações de uma instituição da envergadura nacional do Insa que
desenvolve pesquisas científicas, em uma região tradicionalmente pouco
divulgada, como é o caso do Semiárido brasileiro. Dentro de uma organização
de pesquisa científica, seja ela pública ou privada, o setor de Comunicação
Social sempre desempenha um papel fundamental. Em especial, no caso das
Instituições Públicas, porque elas necessitam mais ainda deste serviço para
estabelecer uma melhor forma de comunicação com o público interno e externo,
além de reforçar a própria marca perante a sociedade. Percebe-se, então, que a
Assessoria de Comunicação facilita a interação com a sociedade através dos
meios de comunicação privados e/ou próprios (impresso, online, TV e rádio).
Descrição:
LIMA, R. C. de A. Assessoria de comunicação do INSA: uma análise da cobertura midiática do sistema de monitoramento do projeto olho n'água. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]