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No ápice da ditadura militar surge no Brasil uma onda de resistência à repressão,
amparada na perspectiva dos Direitos Humanos, manifestando-se através das críticas
tecidas pelos intelectuais acadêmicos do período. Deste modo, no cenário
educacional os Direitos Humanos se colocaram como instrumento de formação e
transformação para uma cidadania ativa, acessível e inclusiva, possibilitando a
universalização dos direitos fundamentais por entender a dignidade da pessoa
humana como fundamento basilar para uma cultura de paz. Contudo, defender os
Direitos Humanos na Educação não foi uma tarefa fácil no passado, assim como, no
presente segue como uma prática ainda muito desafiadora, isso porque alguns traços
tradicionalistas precisam ser rompidos para que haja democratização, e por
conseguinte, o reconhecimento e valoração de cada indivíduo inserido no contexto,
por isso é preciso questionar: Como o processo de aprendizagem na Educação
Básica pode refletir em uma formação cidadã pautada na prática dos Direitos
Humanos? Uma vez que é através da educação que se dá concretização de uma
sociedade democrática. Portanto, legislações acessórias devem ser reavaliadas de
modo que se pratiquem os currículos e metodologias que viabilizam a Educação em
Direitos Humanos, enxergando a escola como um espaço de formação de cidadãos
sabedores de seus direitos e cumpridores de seus deveres. Repercutindo, pois, no
enfrentamento das desigualdades, exclusões e violências diversas. Assim, é preciso
compreender a escola como propagadora dos Direitos Humanos, capaz de tornar as
relações sociais mais equilibradas e justas. Neste artigo serão preservadas as
premissas supracitadas objetivando compreender, através da literatura, a percepção
que há sobre o processo de ensino-aprendizagem e demais direitos fundamentais
interligados nas escolas públicas da atualidade, por meio análise e discussão da
Declaração Universal dos Direitos Humanos para que se dissemine um ideal de
viabilização da construção de uma educação democrática, forte, capaz de encontrar
meios para a resolução de conflitos. |
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