Resumo:
Apresentamos neste trabalho uma perspectiva alternativa para o ensino de funções no 9° Ano do Ensino Fundamental a partir da utilização e associação das abordagens teórico-metodológicas História da Matemática e outras Práticas de Contextualização. Essa proposta foi fundamentada em contribuições de teóricos como Miguel e Miorim (2007), Almeida (2016), Santos e Silva (2016), Gasperi e Pacheco (2018), Lobato, Silva e Sá (2021) e outros, pelas informações disponibilizadas nos documentos oficiais PCNs (1998) e a BNCC (2018) e
pelas reflexões surgidas perante os resultados encontrados com o desenvolvimento da pesquisa. Debatemos acerca da importância do ensino de funções e apresentamos uma proposta didática para o ensino de funções se utilizando da tendência História da Matemática e outras Práticas de Contextualização. Através de uma sequência didática aplicada a partir de uma intervenção na turma do 9º Ano da EMEF Padre Paulo Roberto de Oliveira na cidade de Sumé-PB, pode-se coletar os dados e construir conhecimentos significativos em sala de aula. Pudemos constatar que mediante estas abordagens, o professor pode envolver e despertar interesse nos estudantes, por mostrar a necessidade curricular de se estudar funções por intermédio da história, assim como contextualizar no contexto real/atual, estabelecendo uma participação ativa dos alunos e dando sentido para a vida dos mesmos, principalmente para com as ações e situações que estes possam enfrentar no cotidiano.
Descrição:
DINIZ, L. R. S. A história da matemática e outras práticas de contextualização como abordagens teórico-metodológicas: uma perspectiva alternativa para o ensino de funções. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.