UEPB - Repositório Digital

A história da matemática e outras práticas de contextualização como abordagens teórico-metodológicas: uma perspectiva alternativa para o ensino de funções

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Diniz, Lucas Rafael da Silva
dc.date.accessioned 2022-11-23T10:12:16Z
dc.date.available 2022-11-23T10:12:16Z
dc.date.issued 2022-11-22
dc.identifier.other CDD 510.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28050
dc.description DINIZ, L. R. S. A história da matemática e outras práticas de contextualização como abordagens teórico-metodológicas: uma perspectiva alternativa para o ensino de funções. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Apresentamos neste trabalho uma perspectiva alternativa para o ensino de funções no 9° Ano do Ensino Fundamental a partir da utilização e associação das abordagens teórico-metodológicas História da Matemática e outras Práticas de Contextualização. Essa proposta foi fundamentada em contribuições de teóricos como Miguel e Miorim (2007), Almeida (2016), Santos e Silva (2016), Gasperi e Pacheco (2018), Lobato, Silva e Sá (2021) e outros, pelas informações disponibilizadas nos documentos oficiais PCNs (1998) e a BNCC (2018) e pelas reflexões surgidas perante os resultados encontrados com o desenvolvimento da pesquisa. Debatemos acerca da importância do ensino de funções e apresentamos uma proposta didática para o ensino de funções se utilizando da tendência História da Matemática e outras Práticas de Contextualização. Através de uma sequência didática aplicada a partir de uma intervenção na turma do 9º Ano da EMEF Padre Paulo Roberto de Oliveira na cidade de Sumé-PB, pode-se coletar os dados e construir conhecimentos significativos em sala de aula. Pudemos constatar que mediante estas abordagens, o professor pode envolver e despertar interesse nos estudantes, por mostrar a necessidade curricular de se estudar funções por intermédio da história, assim como contextualizar no contexto real/atual, estabelecendo uma participação ativa dos alunos e dando sentido para a vida dos mesmos, principalmente para com as ações e situações que estes possam enfrentar no cotidiano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Flávia Aparecida Bezerra da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da matemática pt_BR
dc.subject Práticas de contextualização pt_BR
dc.subject Ensino de funções pt_BR
dc.title A história da matemática e outras práticas de contextualização como abordagens teórico-metodológicas: uma perspectiva alternativa para o ensino de funções pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta