Resumo:
A aprendizagem se dá em diferentes ritmos, mas alguns alunos apresentam dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem, o que desencadeia inúmeros desafios no processo educacional. Diante dessa problemática, este trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos alunos dos anos iniciais com dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem das escolas públicas do município de Queimadas-PB. Para a realização desta pesquisa, optou-se pela metodologia de natureza qualitativa e fizemos uso da pesquisa de campo no Centro especializado de aprendizagem/ Incluir (CEA) na cidade de Queimadas- PB. Os resultados analisados evidenciam que, apesar dos desafios enfrentados pelos alunos, o Incluir foi indispensável para o acompanhamento desses alunos, assim como o apoio aos pais e aos professores, além disso a relação entre a família/escola/Incluir é de extrema importância pois contribui para a aprendizagem das crianças.
Descrição:
FIRMINO, R. S. Desafios enfrentados pelos os alunos com dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem das escolas públicas do município de Queimadas - PB. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.