Resumo:
No objetivo de discorrer acerca da importância de minimizar as dificuldades do aluno diante do conhecimento geométrico, o presente estudo buscou evidenciar a importância da utilização integrada de diferentes tendências em Educação Matemática em aulas de geometria. Considerando a exigência que essa área do saber traz em uma forte necessidade de representações de seus objetos, optamos por buscar teorias em Educação Matemática fundamentação para a promoção de um processo de ensino que favoreça a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, discorremos sobre a importância do conhecimento geométrico para a formação do indivíduo, revisitamos as diretrizes curriculares para esse ensino, evidenciamos a ineficiência de se utilizar somente o livro didático em aulas de geometria e apresentamos os pressupostos e reflexões para uma abordagem integrada de tendências em Educação Matemática no objetivo de favorecer a apropriação de conceitos geométricos por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
Descrição:
SILVA, P. A. Geometria espacial e plana nas séries finais do Ensino Fundamental: pressupostos e reflexões para uma abordagem integrada de tendências em Educação Matemática. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.