Resumo:
Este artigo tem como objetivo analisar o uso do merchandising social na telenovela brasileira usando como objeto as produções dos autores Manoel Carlos e Glória Perez nas novelas Mulheres Apaixonadas e A Força do Querer, bem como de que forma se deu essa abordagem em diferentes momentos. A primeira trama, trazendo a pauta das jovens homossexuais Clara e Rafaela e a segunda com a inserção da discussão sobre a transexualidade através do personagem Ivan. O recorte da pesquisa se dá na coleta dos capítulos das duas telenovelas na plataforma de streaming Globoplay na tentativa de obtermos respostas sobre divergências e semelhanças entre os autores, bem como de que maneira ambos inserem a campanha social em seus folhetins. A partir de uma análise comparativa/explicativa, pode-se concluir que o merchandising utilizado por Manoel Carlos em 2003 ainda era abordado de forma sutil como forma de se ater a uma sociedade ainda conservadora em sua maioria, enquanto em 2017 a autora Glória Perez pôde utilizar uma abordagem mais densa com maiores elementos que pudessem fomentar a discussão social.
Descrição:
SANTOS, Thiago Pontes dos. A abordagem do merchandising social na telenovela por Glória Perez e Manoel Carlos. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.