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A abordagem do merchandising social na telenovela por Glória Perez e Manoel Carlos

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dc.contributor.author Santos, Thiago Pontes dos
dc.date.accessioned 2023-02-13T17:08:38Z
dc.date.available 2023-02-13T17:08:38Z
dc.date.issued 2022-11-23
dc.identifier.other CDD 070.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28633
dc.description SANTOS, Thiago Pontes dos. A abordagem do merchandising social na telenovela por Glória Perez e Manoel Carlos. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo analisar o uso do merchandising social na telenovela brasileira usando como objeto as produções dos autores Manoel Carlos e Glória Perez nas novelas Mulheres Apaixonadas e A Força do Querer, bem como de que forma se deu essa abordagem em diferentes momentos. A primeira trama, trazendo a pauta das jovens homossexuais Clara e Rafaela e a segunda com a inserção da discussão sobre a transexualidade através do personagem Ivan. O recorte da pesquisa se dá na coleta dos capítulos das duas telenovelas na plataforma de streaming Globoplay na tentativa de obtermos respostas sobre divergências e semelhanças entre os autores, bem como de que maneira ambos inserem a campanha social em seus folhetins. A partir de uma análise comparativa/explicativa, pode-se concluir que o merchandising utilizado por Manoel Carlos em 2003 ainda era abordado de forma sutil como forma de se ater a uma sociedade ainda conservadora em sua maioria, enquanto em 2017 a autora Glória Perez pôde utilizar uma abordagem mais densa com maiores elementos que pudessem fomentar a discussão social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Drª. Elane Gomes da Silva Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Merchandising social pt_BR
dc.subject Telenovela Brasileira pt_BR
dc.subject Glória Perez pt_BR
dc.subject Manoel Carlos pt_BR
dc.title A abordagem do merchandising social na telenovela por Glória Perez e Manoel Carlos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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