Resumo:
Este artigo objetiva a concepção de uma análise da ascensão sul-coreana a partir do soft
power (poder brando), por meio do fenômeno Hallyu (Onda Coreana), caracterizado pela
popularização dos produtos culturais do país. É intencionada a abordagem das estratégias da
Coreia do Sul no que tange à sua diplomacia cultural e as consequências positivas da
aplicação do soft power. É pretendido também abordar o jornalismo especializado e o
jornalismo digital – especialmente as revistas digitais – para, a partir disso, estabelecer uma
relação entre essas espécies jornalísticas e a Hallyu. Mediante essa relação, será promovida
uma análise da Revista KoreaIN, a primeira revista brasileira cuja especialidade é a cultura
sul-coreana, que se configura como um exemplo da segmentação jornalística no âmbito
virtual. Quanto ao processo metodológico, a análise é uma pesquisa de caráter descritivo e
exploratório.
Descrição:
FLORENTINO, M. E. X. Hallyu, diplomocia e comunicação: o soft power Sul-Coreano e o jornalismo digital especializado. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2022. [Artigo]