Resumo:
O presente artigo discorre sobre a relação entre educação formal e as múltiplas
deficiências, com foco nas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA),
objetivando debater sobre a inclusão das crianças com autismo na educação básica.
Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica e documental,
pois foram utilizados artigos científicos desenvolvidos sobre esta temática bem como
documentos oficiais, a exemplo da Constituição Federal. A partir desse percurso, as
conclusões obtidas apontam para um considerável avanço no que diz respeito à
inclusão social de crianças com TEA nas escolas, se comparado à realidade anterior
à metade do século XX, entretanto, nota-se, simultaneamente que, ainda há uma
grande carência no que diz respeito à uma educação inclusiva eficiente, visto que esta
não se trata de uma mera inserção do indivíduo com TEA na escola.
Descrição:
MONTEIRO, Priscila de França. Os obstáculos para a efetivação de uma educação inclusiva para as pessoas com TEA: reflexões acerca do serviço social. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.