UEPB - Repositório Digital

Geometria fractal e pensamento computacional no contexto da formação de professores de matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Roberta Rayane de Farias
dc.date.accessioned 2023-03-24T10:15:14Z
dc.date.available 2023-03-24T10:15:14Z
dc.date.issued 2023-04-03
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28817
dc.description SANTOS, R. R. F. Geometria fractal e pensamento computacional no contexto da formação de professores de matemática. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é resultado de um projeto de pesquisa financiado desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UEPB), cota 2021-2022. Esse projeto de pesquisa teve como objetivo introduzir, concomitantemente, a Geometria Fractal e o Pensamento Computacional alinhada com as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Geometria Fractal possibilita ao professor propor um ensino de diferentes conteúdos matemáticos através de atividades dinâmicas, intuitivas e contextualizadas com situações cotidianas, despertando o interesse dos alunos pela Matemática. Recentemente, estudos indicam que os processos adotados na construção de fractais por meio do software GeoGebra estimulam o desenvolvimento de habilidades inerentes ao Pensamento Computacional. Nessa perspectiva, este trabalho visa identificar o cenário atual da inserção da Geometria Fractal no ensino de Matemática no Brasil e contribuir para o desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional através da construção de fractais clássicos no software GeoGebra no contexto da formação de licenciandos e professores de Matemática. Os resultados obtidos indicam que comumente o estudo de fractais é explorado no âmbito do Ensino Médico e atrelado ao uso das tecnologias digitais, especialmente do software GeoGebra. Apesar da Geometria Fractal constar na BNCC, esse é ainda um tema pouco explorado e com a carência trabalhos voltados para formação de professores. No curso de formação, observa-se que durante a construção de fractais clássicos no GeoGebra que habilidades do Pensamento Computacional são desenvolvidas de maneira intrínseca. Por fim, concluímos como importante a oferta de formação inicial e continuada de professores que tratem de ambas as temáticas, com a necessidade de novas ações que explorem tais temáticas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Dra. Ana Emília Victor Barbosa Coutinho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geometria Fractal pt_BR
dc.subject Pensamento Computacional pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.title Geometria fractal e pensamento computacional no contexto da formação de professores de matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta