dc.contributor.author |
Santos, Roberta Rayane de Farias |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-24T10:15:14Z |
|
dc.date.available |
2023-03-24T10:15:14Z |
|
dc.date.issued |
2023-04-03 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28817 |
|
dc.description |
SANTOS, R. R. F. Geometria fractal e pensamento computacional no contexto da formação de professores de matemática. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho é resultado de um projeto de pesquisa financiado desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UEPB), cota 2021-2022. Esse projeto de pesquisa teve como objetivo introduzir, concomitantemente, a Geometria Fractal e o Pensamento Computacional alinhada com as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Geometria Fractal possibilita ao professor
propor um ensino de diferentes conteúdos matemáticos através de atividades dinâmicas, intuitivas e contextualizadas com situações cotidianas, despertando o interesse dos alunos pela Matemática. Recentemente, estudos indicam que os processos adotados na construção de fractais por meio do software GeoGebra estimulam o desenvolvimento de habilidades inerentes ao Pensamento Computacional. Nessa perspectiva, este trabalho visa identificar o cenário atual da inserção da Geometria Fractal no ensino de Matemática no Brasil e contribuir para o desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional através da construção de fractais clássicos no software GeoGebra no contexto da formação de licenciandos e professores de Matemática. Os resultados obtidos indicam que comumente o estudo de fractais é explorado no âmbito do Ensino Médico e atrelado ao uso das tecnologias digitais, especialmente do software GeoGebra. Apesar da Geometria Fractal constar na BNCC, esse é ainda um tema pouco explorado e com a carência trabalhos voltados para formação de professores. No curso de formação, observa-se que durante a construção
de fractais clássicos no GeoGebra que habilidades do Pensamento Computacional são desenvolvidas de maneira intrínseca. Por fim, concluímos como importante a oferta de formação inicial e continuada de professores que tratem de ambas as temáticas, com a necessidade de novas ações que explorem tais temáticas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profª. Dra. Ana Emília Victor Barbosa Coutinho |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria Fractal |
pt_BR |
dc.subject |
Pensamento Computacional |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.title |
Geometria fractal e pensamento computacional no contexto da formação de professores de matemática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |