Resumo:
O presente trabalho é resultado de um projeto de pesquisa financiado desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UEPB), cota 2021-2022. Esse projeto de pesquisa teve como objetivo introduzir, concomitantemente, a Geometria Fractal e o Pensamento Computacional alinhada com as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Geometria Fractal possibilita ao professor
propor um ensino de diferentes conteúdos matemáticos através de atividades dinâmicas, intuitivas e contextualizadas com situações cotidianas, despertando o interesse dos alunos pela Matemática. Recentemente, estudos indicam que os processos adotados na construção de fractais por meio do software GeoGebra estimulam o desenvolvimento de habilidades inerentes ao Pensamento Computacional. Nessa perspectiva, este trabalho visa identificar o cenário atual da inserção da Geometria Fractal no ensino de Matemática no Brasil e contribuir para o desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional através da construção de fractais clássicos no software GeoGebra no contexto da formação de licenciandos e professores de Matemática. Os resultados obtidos indicam que comumente o estudo de fractais é explorado no âmbito do Ensino Médico e atrelado ao uso das tecnologias digitais, especialmente do software GeoGebra. Apesar da Geometria Fractal constar na BNCC, esse é ainda um tema pouco explorado e com a carência trabalhos voltados para formação de professores. No curso de formação, observa-se que durante a construção
de fractais clássicos no GeoGebra que habilidades do Pensamento Computacional são desenvolvidas de maneira intrínseca. Por fim, concluímos como importante a oferta de formação inicial e continuada de professores que tratem de ambas as temáticas, com a necessidade de novas ações que explorem tais temáticas.
Descrição:
SANTOS, R. R. F. Geometria fractal e pensamento computacional no contexto da formação de professores de matemática. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.