Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de analisar as atitudes linguísticas de alunos da educação básica
de uma escola pública do município de Assunção-PB. Nesse intento, os alunos são de uma
turma de 9◦ ano do Ensino Fundamental, concebendo a relevância de avaliar a percepção que
os discentes têm acerca da língua, bem como de seu próprio modo de falar. Escolhemos essa
temática por sua relevância para a prática docente e pela escassez de trabalhos no que tange às
atitudes linguísticas no estado da Paraíba que se preocupem em compreender tal fenômeno por
parte dos discentes e como podem afetar o processo de ensino/aprendizagem. Este estudo se
baseia nos pressupostos da sociolinguística educacional - em especial no diálogo com questões
de atitudes linguísticas, relacionadas ao ensino de língua portuguesa, tendo como aportes
teóricos Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2014), Bagno (2007, 2014), Labov (2008), Hora (2011),
Costa (2019), Morais e Lima (2019) entre outros. Desse modo, entendemos como o ambiente
social dos alunos pode influenciar diretamente acerca do que entendem sobre variação
linguística, resultando em diferentes formas de agir em sala de aula, policiando suas avaliações
com base em noções de “certo” ou “errado”, em referência à norma-padrão. A pesquisa é
qualitativa de método intervencionista, pautada no uso de questionário e sequência de
atividades que contemplam a análise de atitudes linguísticas, propiciando o combate ao
preconceito linguístico no contexto da sala de aula. Com isso, as atitudes demonstradas pelos
alunos foram mais positivas, houve também aquelas que se mostraram negativas, mas de forma
geral, os alunos se revelaram mais otimistas em relação a seu próprio falar. Portanto, fica em
evidência a necessidade da pesquisa que esteja interessada em buscar ações no contexto escolar,
auxiliando professores na busca de um desempenho educacional cada vez mais produtivo por
parte dos alunos, bem como na constituição de uma pedagogia sensível acerca da variação
linguística.
Descrição:
BRITO, E. P. Atitudes Linguísticas de discentes de uma escola pública em Assunção-PB em relação ao seu próprio falar. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.