Resumo:
Durante o estágio supervisionado de Língua Portuguesa, pode-se observar a
necessidade de se trabalhar a leitura em sala de aula, considerando as novas
demandas da sociedade moderna e a necessidade da ampliação dos letramentos que
auxiliaram o sujeito na relação com o meio e a desenvolver habilidades que os tornem
críticos e reflexivos. Com essa observação, surgiu a inquietação que conduziu à
seguinte questão: quais os benefícios do estágio supervisionado para a formação
docente de um professor que atua no ensino da leitura, na aula de Língua Portuguesa?
Diante do apresentado, foi objetivado evidenciar uma experiência de ensino de leitura,
na prática de sala de aula, no contexto do estágio supervisionado no Ensino Médio. A
experiência vivenciada no estágio ocorreu na Escola Cidadã Integral Técnica Dr.
Elpídio de Almeida (Prata), localizada na cidade de Campina Grande - Paraíba. O
estudo contou com o aporte teórico de Pimenta e Lima (2004; 2006; 2012), Antunes
(2003; 2009), Geraldi (1997), Kleiman (1989), Macário e Rodrigues (2018), Marcuschi
(2008), Martins (1994), Rodrigues (2016), Silva e Rodrigues (2019), Solé (1998) e
Yunes (2002), bem como dos documentos oficiais: BNCC (BRASIL, 2018), PCN
(BRASIL,1998), PCNEM (BRASIL, 2000), RCEMPB (PARAÍBA, 2006). Com base
nestes aportes, foi realizada uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e
documental, que refletiu acerca da prática docente vivenciada em estágio
supervisionado. Os resultados apontam que o ensino da leitura, no estágio
supervisionado, tomado como um processo coletivo e contínuo, deve ser realizado de
forma interativa e reflexiva, levando os alunos a compreenderem que a leitura é uma
prática social diária, portanto, o seu ensino deve ser aprimorado para que se tenha
resultados positivos no desenvolvimento intelectual e na prática sócio discursiva do
aluno. Outrossim, os documentos oficiais apresentam caminhos que auxiliam o
professor de Língua Portuguesa na sua formação inicial e continuada, conduzindo
para a formação de leitores críticos e reflexivos, tomando a leitura em uma perspectiva
interacionista.
Descrição:
SILVA, K. P. O ensino da leitura no estágio supervisionado de língua portuguesa: dos documentos oficiais à formação docente. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.