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O ensino da leitura no estágio supervisionado de língua portuguesa: dos documentos oficiais à formação docente

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dc.contributor.author Silva, Kamilla Peres da
dc.date.accessioned 2023-05-08T18:39:53Z
dc.date.available 2023-05-08T18:39:53Z
dc.date.issued 2022-07-29
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29236
dc.description SILVA, K. P. O ensino da leitura no estágio supervisionado de língua portuguesa: dos documentos oficiais à formação docente. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Durante o estágio supervisionado de Língua Portuguesa, pode-se observar a necessidade de se trabalhar a leitura em sala de aula, considerando as novas demandas da sociedade moderna e a necessidade da ampliação dos letramentos que auxiliaram o sujeito na relação com o meio e a desenvolver habilidades que os tornem críticos e reflexivos. Com essa observação, surgiu a inquietação que conduziu à seguinte questão: quais os benefícios do estágio supervisionado para a formação docente de um professor que atua no ensino da leitura, na aula de Língua Portuguesa? Diante do apresentado, foi objetivado evidenciar uma experiência de ensino de leitura, na prática de sala de aula, no contexto do estágio supervisionado no Ensino Médio. A experiência vivenciada no estágio ocorreu na Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Elpídio de Almeida (Prata), localizada na cidade de Campina Grande - Paraíba. O estudo contou com o aporte teórico de Pimenta e Lima (2004; 2006; 2012), Antunes (2003; 2009), Geraldi (1997), Kleiman (1989), Macário e Rodrigues (2018), Marcuschi (2008), Martins (1994), Rodrigues (2016), Silva e Rodrigues (2019), Solé (1998) e Yunes (2002), bem como dos documentos oficiais: BNCC (BRASIL, 2018), PCN (BRASIL,1998), PCNEM (BRASIL, 2000), RCEMPB (PARAÍBA, 2006). Com base nestes aportes, foi realizada uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e documental, que refletiu acerca da prática docente vivenciada em estágio supervisionado. Os resultados apontam que o ensino da leitura, no estágio supervisionado, tomado como um processo coletivo e contínuo, deve ser realizado de forma interativa e reflexiva, levando os alunos a compreenderem que a leitura é uma prática social diária, portanto, o seu ensino deve ser aprimorado para que se tenha resultados positivos no desenvolvimento intelectual e na prática sócio discursiva do aluno. Outrossim, os documentos oficiais apresentam caminhos que auxiliam o professor de Língua Portuguesa na sua formação inicial e continuada, conduzindo para a formação de leitores críticos e reflexivos, tomando a leitura em uma perspectiva interacionista. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Linduarte Pereira Rodrigues pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino de leitura pt_BR
dc.subject Documentos oficiais pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title O ensino da leitura no estágio supervisionado de língua portuguesa: dos documentos oficiais à formação docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


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