Resumo:
O presente trabalho foi realizado numa indústria de calçados na Cidade de Campina Grande - PB, com a intenção de investigar como o Endomarketing é aplicado, no ambiente organizacional. Procura ainda, verificar como os gestores utilizam dessa ferramenta na busca de melhorias, na satisfação, comunicação interna e motivação de seus funcionários e como estas ações são percebidas por seus colaboradores. Desse modo, o principal objetivo deste trabalho é analisar os impactos do endomarketing no trabalho em equipe de uma empresa de calçados da cidade de Campina Grande. Este estudo baseou-se em um estudo de caso com pesquisas em sites, livros, publicações; como também, foram aplicados formulários com perguntas abertas e fechadas voltadas para os colaboradores: gestores, líderes e operários. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e quanti/qualitativa. Concluiu-se então que, com os resultados alcançados deste artigo que, a aplicabilidade do endomarketing neste caso
se perde de acordo com o nível hierárquico, apresentando lacunas a serem resolvidas principalmente no quesito motivação dos líderes e das falhas ainda existentes na comunicação interna, no mais, ainda resultam em importantes melhorias no ambiente de trabalho reforçando o objetivo desse estudo.
Descrição:
SANTOS, Renaly Eduardo dos. O endomarketing e seus impactos no trabalho em equipe; um estudo de caso numa indústria de calçados na cidade de Campina Grande-PB. 2023. 57f. Trabalho Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.