Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso aborda a importância da monitoria da disciplina de
Fonética nas aulas do curso de Letras Espanhol, por meio da experiência como bolsista nos
períodos de 2017.1 e 2017.2 na modalidade presencial, bem como nos períodos de 2020.1 e
2020.2 na modalidade remota. Esta pesquisa foi realizada com os alunos matriculados nesta
disciplina e o corpus deste trabalho refere-se aos períodos de 2017.1 com a plataforma
Aprender Livre e aos períodos de 2020.1 e 2020.2 com Google Classroom e o trabalho prático
de transcrição fonética de uma música. Seu objetivo geral foi verificar se as atividades
realizadas nas unidades I e II, nas duas modalidades, foram suficientes para o aprendizado dos
alunos, e como objetivos específicos, identificar a importância do monitor para auxiliar no
trabalho prático e para analisar se esta ajuda foi suficiente. A metodologia utilizada foi o
estudo de campo em que foram feitas gravações, anotações e análise das atividades de um
repositório online. Este trabalho apresenta dados através de um gráfico com as principais
dúvidas dos alunos quanto aos fonemas do trabalho de transcrição fonética, bem como um
ranking com os principais fonemas que tiveram dúvidas. A monitoria é importante para os
cursos de graduação e possibilita uma experiência acadêmica significativa para os alunos que
se tornam monitores e para os alunos que estão sendo monitorados.
Descrição:
UCHÔA,T. R. P. La importancia de la monitoria de la asignatura de fonética en las clases del curso de letras español. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.