Resumo:
O presente artigo objetiva analisar como se materializam os discursos de resistência feminina
contra o assédio sexual nas letras de músicas dos gêneros hip hop e funk. Para isso, foi levantado
o seguinte questionamento: como os discursos de resistência feminina contra o assédio sexual
são materializados nas músicas “Respeita as mina", de Kell Smith e “Assédio no vagão", de
MC Lynne? Buscou-se analisar a construção dos discursos produzidos nas duas músicas
selecionadas a partir dos conceitos de enunciado, ideologia, dialogismo, com base nos estudos
discursivos bakhtinianos. A condição feminina, o feminismo e o assédio sexual foram
discutidos com base nas ideias de Beauvoir (1967), Bourdieu (2012), Alves e Pitanguy (1985),
Pinto (2000) e Aspis (2011). Metodologicamente, a pesquisa realizada tem caráter qualitativo,
documental e exploratório. O assédio sexual é um assunto relevante a se discutir, uma vez que
é necessário dar visibilidade a essa prática que tem afetado um número significativo de vítimas
e ainda continua a acontecer constantemente, seja no espaço físico, seja no virtual, como
também pode se tornar um subsídio significativo nas discussões sobre as ideologias machistas
que ainda imperam em sociedade. A resistência feminina contra o assédio sexual nas músicas
selecionadas tem contribuído na propagação da resistência a posturas machistas e no
empoderamento feminino.
Descrição:
SANTOS, C. S. R. A resistência feminina contra o assédio sexual no hip hop e no funk, 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.