Resumo:
Levando-se em conta a importância da oralidade para uma boa comunicação, há
a necessidade deste eixo ter seu lugar definido nas aulas de Códigos e
Linguagens na EJA como estratégia metodológica. Dessa forma, questiona-se:
Qual o estado da arte acerca dos estudos com a oralidade em aulas de EJA no
Ensino Médio entre os anos de 2012 a 2022? Em vista disso, este trabalho tem
como objetivo geral catalogar a produção científica acerca da oralidade aplicada
ao contexto da EJA do Ensino Médio durante o período de 2012 a 2022. Além
disso, temos como objetivos específicos: i) Refletir a respeito da relação ensino
- aprendizagem, com ênfase na prática de ensino Oralidade, dentro do contexto
da EJA, e prevista na BNCC; e: ii) Catalogar os documentos legais que regem
o ensino da EJA no Brasil. Nesta pesquisa, de natureza quali-quantitativa,
bibliográfico-documental, recorremos a autores como: Bortoni-Ricardo, Machado
e Castanheira (2010); Castilho (1998); Fávero, Andrade e Aquino (2007);
Marcuschi e Dionisio (2007), além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC,
2018) e os (PCN’s, 1998). O levantamento bibliográfico realizou-se através de
trabalhos científicos com publicações no âmbito do Brasil, dentre eles,
monografias, teses e dissertações voltadas ao estudo da oralidade para alunos
da EJA no Ensino Médio no Brasil, com um recorte temporal de 10 anos (2012 a
2022). Os resultados investigados apontaram que, embora a análise tenha se
restringido a um recorte de 10 anos, há uma grande escassez de produção
científica voltada ao ensino da oralidade nas aulas de Códigos e Linguagens
para o público da EJA. Sendo assim, chegamos à conclusão de que apesar da
grande ênfase que os documentos oficiais atribuem para o ensino da Oralidade,
enquanto prática de linguagem, ainda não há um trabalho efetivo, em sala de
aula, cujas contribuições auxiliem o aluno da EJA a desenvolver suas
competências linguísticas, revelando-se, desta forma, um trabalho ainda
bastante reduzido e pouco produtivo.
Descrição:
SOUZA, J. S. A oralidade aplicada ao contexto da EJA do ensino médio: uma revisão de literatura. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.