Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso configura-se como um relato de experiência através do qual descrevo algumas atividades desenvolvidas a partir das vivências enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) entre 2018 e 2020, na EMEF João Ferraz do município de Queimadas/PB, e no Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES) no período de outubro/20 a março/21, na EMEF Rivanildo Arcoverde em Campina Grande/PB, subprojetos vinculados ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) (Campus I – Campina Grande-PB). Consideramos que as experiências de iniciação a docência vivenciadas em tempos, contextos e programas de formação inicial de professores distintos foram extremamente importantes, pois, apesar da segunda experiência ter sido vivenciada num contexto diferente, desconhecido e complexo, ambas contribuíram para o nosso processo formativo, pois, possibilitaram a vivência pedagógica seja na materialidade das relações no espaço escolar concreto, seja no ambiente virtual, que certamente contribuíram para nos apropriar dos saberes docentes no cotidiano da escola, somado aquilo que aprendemos por meio dos referenciais teóricos na Universidade.
Descrição:
LEITE, C. M. D. V. O processo formativo vivenciado no PIBID e na residência pedagógica: subprojeto Pedagogia/UEPB - relato de experiência. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.