Resumo:
O Brasil possui muitos fracassos relacionados ao processo para concretização da alfabetização. E os alunos que possuem algum tipo de deficiência apresentam diversos obstáculos para assimilar a aquisição de leitura e escrita. Os objetivos dessa pesquisa bibliográfica foram de identificar as principais causas de incompreensão em que os alunos com o Transtorno do Espectro Autista - TEA encontram no processo alfabético e apresentar a metodologia fônica como uma alternativa inclusiva. No método fônico a aprendizagem se dá a partir do ensino dos sons dos grafemas do alfabeto, inicia-se pelas vogais, em seguida as consoantes para poder aprenderem a formar sílabas e palavras. Também será apresentado os principais sinais deste transtorno. Verificou-se os fracassos na alfabetização brasileira e seus respectivos motivos. Conquanto, este trabalho possui a finalidade de apresentar o método fônico como um instrumento de inclusão para alunos com autismo com base em resultados positivos comprovados através de pesquisas científicas internacionais.
Descrição:
SANTOS, B. V. M. A metodologia fônica como instrumento inclusivo para alfabetizar crianças com o Transtorno do Espectro Autista - TEA. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.