UEPB - Repositório Digital

A metodologia fônica como instrumento inclusivo para alfabetizar crianças com o Transtorno do Espectro Autista - TEA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Bruna Vitoria Melo dos
dc.date.accessioned 2023-06-04T23:13:23Z
dc.date.available 2023-06-04T23:13:23Z
dc.date.issued 2022-03-28
dc.identifier.other CDD 370.15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29378
dc.description SANTOS, B. V. M. A metodologia fônica como instrumento inclusivo para alfabetizar crianças com o Transtorno do Espectro Autista - TEA. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O Brasil possui muitos fracassos relacionados ao processo para concretização da alfabetização. E os alunos que possuem algum tipo de deficiência apresentam diversos obstáculos para assimilar a aquisição de leitura e escrita. Os objetivos dessa pesquisa bibliográfica foram de identificar as principais causas de incompreensão em que os alunos com o Transtorno do Espectro Autista - TEA encontram no processo alfabético e apresentar a metodologia fônica como uma alternativa inclusiva. No método fônico a aprendizagem se dá a partir do ensino dos sons dos grafemas do alfabeto, inicia-se pelas vogais, em seguida as consoantes para poder aprenderem a formar sílabas e palavras. Também será apresentado os principais sinais deste transtorno. Verificou-se os fracassos na alfabetização brasileira e seus respectivos motivos. Conquanto, este trabalho possui a finalidade de apresentar o método fônico como um instrumento de inclusão para alunos com autismo com base em resultados positivos comprovados através de pesquisas científicas internacionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Bruna Vitória Melo dos Santos pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Método Fônico pt_BR
dc.title A metodologia fônica como instrumento inclusivo para alfabetizar crianças com o Transtorno do Espectro Autista - TEA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta