UEPB - Repositório Digital

Psicologia e Educação Matemática: as relações entre raciocínio lógico e desenvolvimento cognitivo sob a ótica dos estudos piagetianos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Feitosa, Andressa Pereira
dc.date.accessioned 2023-06-30T19:36:33Z
dc.date.available 2023-06-30T19:36:33Z
dc.date.issued 2023-06-30
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29480
dc.description FEITOSA, A. P. Psicologia e Educação Matemática: as relações entre raciocínio lógico e desenvolvimento cognitivo sob a ótica dos estudos piagetianos. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa descrita neste trabalho tem como temática central as relações entre o Raciocínio lógico com o Desenvolvimento cognitivo. O objetivo geral deste estudo foi compreender as relações entre o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem da matemática, em especial no que se refere ao raciocínio lógico, sob a ótica dos estudos de Piaget. Nesse sentido, para discutirmos os processos envolvidos no desenvolvimento cognitivo das crianças lançamos mão dos estudos desenvolvidos por Piaget que tratam do desenvolvimento cognitivo, estágios de desenvolvimento associados à aprendizagem e a teoria do construtivismo. Definimos a pesquisa ora abordada como sendo foi do tipo qualitativa e bibliográfica, tendo como fontes principais artigos publicados em revistas/congressos, SciElo, ECCOM, e-Curriculum, entre outras. A análise dos dados obtidos demonstrou que no momento em que somos estimulados a pensar de forma lógica, ou seja, raciocinar de forma lógica, estamos contribuindo para o desenvolvimento cognitivo de quem o pratica. Evidenciamos que o conhecimento matemático é fundamental para a compreensão de alguns aspectos da realidade, e que é uma ferramenta extremamente necessária para resolver problemas de diferentes áreas do conhecimento, tendo uma representação interna envolvendo o raciocínio lógico com linguagem específica e que sendo alimentada de forma contínua acarreta no desenvolvimento cognitivo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Marília Lidiane Chaves da Costa Alcantara pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Raciocínio lógico pt_BR
dc.subject Desenvolvimento cognitivo pt_BR
dc.subject Teorias piagetianas pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.title Psicologia e Educação Matemática: as relações entre raciocínio lógico e desenvolvimento cognitivo sob a ótica dos estudos piagetianos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta