Resumo:
A pesquisa descrita neste trabalho tem como temática central as relações entre o Raciocínio lógico com o Desenvolvimento cognitivo. O objetivo geral deste estudo foi compreender as relações entre o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem da matemática, em especial no que se refere ao raciocínio lógico, sob a ótica dos estudos de Piaget. Nesse sentido, para discutirmos os processos envolvidos no desenvolvimento cognitivo das crianças lançamos mão dos estudos desenvolvidos por Piaget que tratam do desenvolvimento cognitivo, estágios de desenvolvimento associados à aprendizagem e a teoria do construtivismo. Definimos a pesquisa ora abordada como sendo foi do tipo qualitativa e bibliográfica, tendo como fontes principais artigos publicados em revistas/congressos, SciElo, ECCOM, e-Curriculum, entre outras. A análise dos dados obtidos demonstrou que no momento em que somos estimulados a pensar de forma lógica, ou seja, raciocinar de forma lógica, estamos contribuindo para o desenvolvimento cognitivo de quem o pratica. Evidenciamos que o conhecimento matemático é fundamental para a compreensão de alguns aspectos da realidade, e que é uma ferramenta extremamente necessária para resolver problemas de diferentes áreas do conhecimento, tendo uma representação interna envolvendo o raciocínio lógico com linguagem específica e que sendo alimentada de forma contínua acarreta no desenvolvimento cognitivo.
Descrição:
FEITOSA, A. P. Psicologia e Educação Matemática: as relações entre raciocínio lógico e desenvolvimento cognitivo sob a ótica dos estudos piagetianos. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.